Caminho de Santiago de Compostela. Abril-Maio, 2015
Buscar hotéis
Link para vídeo no vimeo: http://vimeo.com/128685664
O meu Caminho de Santiago.
Meu trajeto foi: De Sean Jean (França) até Finisterra e Muxia (Espanha). Voltando a Santiago, andei mais 2 dias em direção a Portugal pelo Caminho português, totalizando 1000 quilômetros caminhados em 35 dias, sendo 2 de descanso/recuperação.
Temperaturas entre -1 e 20 graus. Passei por mais de 250 cidades ou "pueblos" e fiquei em 35 hostels diferentes.
Foram 242 horas caminhando (média de 7,3 horas/dia) e mais de 1,3 milhão de passos, gastando o total de 63,4 mil calorias. Emagreci 7kg na primeira parte do Caminho, e recuperei 3kg na região da Galícia.
Mas vamos ao que interessa.
Começo a entender porque tanta gente volta do Caminho e escreve um livro. É tudo muito intenso, uma vida resumida em 30 dias. Mas como esse texto é um post, e não um livro, irei escolher apenas um dos aspectos que mais me chamou atenção nessa experiência:
A incrível capacidade do Caminho de formar amizades em 2 dias que duram a vida inteira. Não sei ao certo ainda o motivo disso.
Talvez seja essa rotina de acordar às 7h da manhã, caminhar o dia todo juntos, comprar e fazer comida, lavar roupa, e ir dormir na cama do lado, que aproxima muito os peregrinos, e faz todos se sentir parte de algo maior, tornando todos parceiros, colegas.
Ou talvez seja a unânime vontade de dar um passo a frente no desenvolvimento pessoal, seja física, intelectual, cultural ou espiritualmente que deixa as pessoas mais receptivas aos outros. Peregrino sempre tem assunto, seja o tempo de amanhã, a subida de hoje, ou a última dica infalível contra bolhas.
Hoje, já considero algumas pessoas que encontrei na Caminho como parte da minha família. Alguns já visitei em suas cidades, outros tenho encontros marcados em vários lugares do mundo. O Caminho continua.
Eu ainda poderia falar da transformação pessoal trazida por 7 ou 8 horas diárias de meditação, da interessantíssima vida de acordar todos os dias sem saber onde o Caminho vai te levar até o final do dia, ou ainda da amável recepção dos locais para com os peregrinos em todo o Caminho. Mas isso é assunto para outros posts.
Buen Camino!
Ezequiel